Últimas

ÚLTIMAS:
Loading...

Liberado o apoio à produção de audiovisual


Na noite desta segunda-feira 29, o prefeito Edson de Souza Vilela recebeu no Espaço Paneleiras (saguão da prefeitura), em reunião de trabalho, 19 dos 20 proponentes de audiovisual que tiveram seus projetos aprovados e habilitados pela Lei Paulo Gustavo, em 2023.

Na oportunidade, cada proponente recebeu uma cópia do Termo de Execução Cultural com o Plano de Trabalho a ser cumprido, o modelo do formulário de Prestação de Contas e um lembrete de como devem ser adequadas as comprovações de despesas. Neste encontro, os proponentes assinaram recibos de pagamentos, foram cumprimentados individualmente pelo Executivo, e em seguida deixaram o recinto.

Na abertura dos trabalhos, Vilela manifestou seu contentamento ao ver tantos agentes culturais dispostos a realizar as produções audiovisuais, que “sem dúvida vão enriquecer o acervo de registros históricos do nosso município” e “destacar os artistas que estão na cena cultural de Carmo do Cajuru”.

Em seu pronunciamento, elogiou “o trabalho da equipe que tornou possível a execução da LPG no município”, destacando a atuação e a dedicação do secretário-executivo do Comitê de Acompanhamento e Fiscalização da Lei Paulo Gustavo, Flávio Flora, funcionário da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, na operacionalização da Lei. Também agradeceu a Câmara de Vereadores por aprovar os ajustes no orçamento, em reunião extra, “tornando possível rapidez no pagamento que hoje estamos liberando”, em todas as contas indicadas.

Durante a reunião, Flora passou aos proponentes várias informações e recomendações sobre o processo a seguir em 2024, destacando que “o prazo para entrega dos produtos e da prestação de contas termina em novembro”. Em data especial de dezembro, haverá um festival multicultural e uma mostra dos audiovisuais apoiados pela Lei Paulo Gustavo.

Produção de audiovisual

O apoio à produção de audiovisual foi liberado para seis categorias: videoclipes, documentários, curtas-metragens, mostra/ festival e game. Na categoria Videoclipes, estão cinco músicos populares com canções sentimentais e temas contemporâneos, e duas grandes expressões da dança clássica e jazz.

As propostas de Documentários focalizarão temas como a história de 140 nos de Reinado de N. S. do Rosário e aspectos da cultura afrobrasileira e um memorial sobre um dos eventos culturais mais significativos para o município, as representações teatrais da Semana Santa.

A história de Carmo do Cajuru estará presente em outros três documentários, com focos na banda da Associação Musical Cajuruense; no legado do historiador Oswaldo Diomar e momentos memoráveis da história local.

Na categoria de Curta-Metragem, destacam-se cinco projetos, valorizando pontos e atrativos culturais com potencial turístico; o conhecimento da capoeira e seu papel social (urbano e distrital); a importância da dança para o bem-estar e a sáude e a cultura urbana do rap-funk nacional.

A Associação Multicultural assume o compromisso de promover um Festival Multicultural com uma Mostra de Audiovisuais patrocinados pela Lei Paulo Gustavo.

Entre AQUI para conhecer os proponentes de projetos audiovisuais pela LPG

Postar um comentário

0 Comentários