LPG beneficiará 50 agentes em 11 categorias culturais


O processo da Lei Paulo Gustavo em Carmo do Cajuru entra em sua fase final de habilitação com abertura de contas bancárias e assinaturas de termos de compromisso para apoio de audiovisual.

O prefeito Edson de Souza Vilela confirmou hoje à tarde as listas de projetos e prêmios aprovados pela Lei Paulo Gustavo (LPG), em processo que caminha para sua consecução. Ele assinou a Portaria 1.199/2023, com a listagem dos projetos de audiovisuais aprovados (Edital LPG 01/2023), e a Portaria 1.200/2023, com a relação dos agentes culturais premiados (Edital LPG 02/2023). [Diário Oficial do Município, ed. 301]

Os atos oficializam o processo de distribuição dos recursos oferecidos pela Lei Paulo Gustavo, que passou por consulta pública, período longo de inscrição simplificada e criteriosa análise de mérito pela Comissão de Seleção e pelo Comitê. Hoje, vencemos a etapa de habilitação, e em breve entramos na fase de assinaturas de termos de execução e pagamentos
– informou Vilela, sem esconder sua satisfação com a execução da LPG que alcançou “tanta gente boa, que dá vida à cultura da nossa Carmo do Cajuru”.

Assim que forem concluídas as aberturas de contas especificas para o apoio ao audiovisual e as indicações de contas existentes para receber premiação, começa a fase de pagamentos e assinatura de termos de compromisso, o que deve acontecer, nos próximos dias.

Multilinguagens

A Lei Paulo Gustavo vai premiar 30 agentes culturais, que movimentam a cena cajuruense, 13 dentre eles, representantes dos ternos, guardas e irmandades de congado que se dedicam a perpetuar a história do Reinado, da Folia de Reis e do Samba, fortes manifestações culturais luso-afro-brasileiras de Carmo do Cajuru.

Os outros 17 prêmios foram destinados para as áreas culturais mais presentes, como a música (10), a dança (2), as artes visuais (3) e ações de economia criativa/ solidária (2), envolvendo não apenas artistas urbanos, mas também das zonas distritais de São José dos Salgados e Bom Jesus de Angicos.

Produção de audiovisual

O apoio à produção de audiovisual será dado a 20 proponentes habilitados em seis categorias, destacando-se videoclipes, documentários, curtas-metragens, mostra/ festival e game.

Na categoria Videoclipes, estão cinco músicos populares com canções sentimentais com temas contemporâneos, e duas grandes expressões da dança clássica e jazz.

As propostas de documentários focalizarão a história de 140 nos de Reinado de N. S. do Rosário e aspectos da cultura afrobrasileira. Um memorial sobre um dos eventos culturais mais significativos para o município, as representações teatrais da Semana Santa. A história de Carmo do Cajuru está presente em outros três documentários, focalizando a banda da Associação Musical, o legado do historiador Oswaldo Diomar e momentos memoráveis.

Na categoria de curtas, destacam-se cinco projetos, valorizando pontos e atrativos turísticos locais, o conhecimento da capoeira e seu papel social (urbano e distrital), a importância da dança para o bem-estar e a cultura urbana do rap-funk nacional.

A Associação Multicultural assume o compromisso de promover um festival multicultural com uma mostra de audiovisuais patrocinados pela Lei Paulo Gustavo, em 2024. {FF}

Postar um comentário

0 Comentários