A premiação da Lei Paulo Gustavo reuniu no auditório da Câmara Municipal, 26 dos 30 agentes culturais habilitados a receber os prêmios estipulados pelo Edital LPG 02/2023.
A reunião desta noite durou cerca de 90 minutos e se revestiu de solenidade, com a Mesa de Honra formada pelo prefeito Edson de Souza Vilela; o presidente da Câmara Rafael Conrado (membro convidado pelo Executivo para integrar o Comitê de Acompanhamento e Fiscalização - CAFIS-LPG); a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Virgínia Morais Garcia; o secretário municipal de Finanças e Planejamento, Lucas Emiliano Silva (presidente do CAFIS-LPG); o diretor de Cultura, Donizete Epifânio dos Santos (coordenador da Comissão de Seleção) e o assessor de Contratos e Convênios, José Ricardo Pedro Vieira (analista da Comissão de Seleção). Também prestigiaram o evento os vereadores Anjo dos Santos Silva Gontijo e Ricardo da Fonseca Nogueira.
Vitalidade cultural
Após a abertura com o Hino Nacional, o prefeito apresentou a mensagem do Executivo Municipal, destacando a diversidade dos agentes culturais de Carmo do Cajuru e manifestando seu contentamento com a premiação dos talentos locais, “que nos orgulham e nos engrandecem”. Durante seu discurso, destacou o trabalho de sua equipe na condução do processo de execução da LPG, e reafirmou os "dizeres" do certificado de premiação:
Lux Mundi - Prêmio cultural oferecido por reconhecida atuação no segmento artístico / cultural e por contribuir para o engrandecimento e distinção da cultura e da memória do povo cajuruense.O cerimonial, conduzido pelo secretário-executivo do CAFIS-LPG, Flávio Flora, depois das preleções iniciais, apresentou os agentes culturais premiados,seguidos de um breve perfil biográfico, enquanto assinavam e recebiam o certificado de premiação perante a Mesa de Honra.
Hoje, estamos reunidos pra destacar e premiar aqueles que contribuem significativamente para vitalidade cultural presente em cada canto do município. São pessoas cujos trabalhos vão além das fronteiras do comum, inspirando-nos e elevando nosso espírito de pertencimento (...) Esta reunião é um ato de prestação de contas dos R$ 64.104,62, destinados pela LPG ao nosso município. (...) Estamos engrandecidos com esta interação da arte, da cultura e do espirito alegre da época natalina (Flávio Flora).
Uma noite de homenagens
Na introdução da cerimônia, a contadora de histórias, Renata Camargos Oliveira Duarte, foi à frente e apresentou um breve conto inspirador sobre a importância do “fazer diferente” para se alcançar o sucesso nas artes e prosperidade na vida.
Na sequência, o mestre de cerimônia iniciou as homenagens, precedidas da assinatura do recibo de premiação, entrega do certificado Lux Mundi e de cumprimentos dos membros da Mesa de Honra.
Durante a apresentação dos premiados, seis artistas da música se apresentaram entre uma outra categoria, dando um brilho maior ao evento: Chico Santana, Mary Lopes (de S J dos Salgados), Flávia Martins & Thulio Cordeiro, Isa Santos e Danny Maestro.
Seguindo orientação afirmativa da LPG, entre os premiados estavam representações dos distritos de Salgados (Congada da Irmandade de São José e cantora Mary Lopes) e de Angicos (Irmandade da Santa Cruz de Santa Clementina/ Estiva, Irmandade da Santa Cruz de Angicos e a cantora Lílian D’Ávila).
A premiação também destacou duas personalidades ligadas ao ensino e prática da Capoeira, sendo uma dos destaques cultivadora da tradição da dança do Maculelê.
Na opinião geral, o encontro foi muito elogiado por reunir em ambiente amistoso e alegre tantos talentos em uma “noite especial”; “linda reunião”, “emocionante”, que mostrou como “a cultura cajuruense é rica e diversificada” e a importância dos artistas no desenvolvimento da cidade; "nunca tivemos um encontro como esse" – algumas das palavras ouvidas ao final da solenidade.
0 Comentários